8.10.03

O Cheiro


As pessoas tem cheiros diferentes. Isso depende do sabonete que elas usam, do perfume velho que algumas senhoras insistem em achar válido, do desodorante em barra que os atletas usam. Mas o cheiro não fica apenas restrito a cosméticos/supérfluos que as pessoas utilizam - a própria pessoa tem seu cheiro particular. E é aí onde vive todo o mistério. De onde vem o cheiro?

Decididamente, muita das coisas que sentimentos como boas ou ruins vem de nosso acúmulo cultural - seja ele vivência familiar ou em uma comunidade com interesses em comum. O conceito do bom e do ruim não tem regras matemáticas e, nesse caso, é realmente muito subjetivo. É impossível se pensar cartesianamente em gosto. E o cheiro que é bom para uns é ruim para outros - mas, independente disso, o odor marca.

Sempre que pensamos no sabor de algo comestível, pensamos sim no cheiro e não no gosto propriamente dito - mesmo porque nossa língua é muito limitada discernindo sabores. O cheiro povoa nossas cabeças e nos deixa tontos, embriagados, ainda que sóbrios em nossa consciência.

Cheirem tudo. E fiquem como eu. Com um cheiro na cabeça. Que volta e meia dá-me lembranças ótimas mas sempre com um gosto incerto e amargo na boca. E não estou falando do cheiro de meus cigarros. Ou estou.

Nenhum comentário: