6.9.06

sempre fui um fã de rpgs para video-game, sejam eles novos ou old school. gosto muito da idéia de jogar um jogo com uma história sólida e personagens cativantes, mesmo que muitos deles tenham um storyline bem linear. é por essas e outras que resolvi jogar phantasy star IV, para o mega drive.

phantasy star IV é um jogo que saiu nos ultimos momentos de vida do video-game da sega (1994) e talvez por isso não tenha tido tanta atenção quanto a obra prima que é phantasy star II. mas isso não o faz um jogo menos magnífico. muito pelo contrário, tenho me divertido bastante jogando e até agora a história parece ser bem promissora.

esse jogo me lembrou outro, talvez meu favorito do genesis: shining force II. seu esquema de batalhas táticas mudaram minha "vida" - e talvez seja culpa dele que meu jogo favorito seja final fantasy tactics. me lembro que tudo em SF II era bom: os personagens eram cativantes, o sistema de batalha muito bem feito (e também deu origem a quase todos os tactics-rpgs de hoje em dia, feito tactics ogre ou disgaea, além do já mencionado final fantasy tactics), a história era profunda e os gráficos muito bonitos. e não foi meu espanto ao perceber que ano passado a sega lançou para o playstation 2 uma continuação da franquia: shining force neo.

shining force neo não tem absolutamente nada a ver com o clássico rpg para mega drive. é apenas mais um diablo da vida, onde você sai matando um bando de monstros, consegue itens especiais, uppa seu personagem para passar por áreas mais difíceis e zera o jogo. fazer de shining force um hack and slash já seria um crime gigantesco, mas não é só isso: a história é linear, quase beirando a idiotisse (segundo o próprio gamespot.com), e o som é terrível. os gráficos não são nada especiais para um ps2 - são baseados em anime, como tudo hoje em dia.

agora fica a esperança de que a seguencia de shining force neo (chamada shining force exa) respeite o que o jogo realmente era, ao invés de desrespeitar os fãs com um jogo porcaria como esse.