29.1.07

vocês já jogaram super mario rpg? eu estava relembrando do jogo enquanto jogava o magnífico final fantasy XII, para playstation 2. o saudosismo e a nostalgia foi tanta que voltei ao snes para jogar essa aventura do mario e pude concluir, mais uma vez, que a square é mestra em fazer bons jogos de rpg - principalmente nos frutíferos anos 90.

o jogo começa como começam todos os outros marios existentes (e a maioria dos zeldas também!): a princesa toadsdoll é raptada pelo malzão do bowser e cabe ao nosso herói bigodudo (que mora convenientemente ao lado do castelo de seu antagonista) salvar sua amada. mas é exatamente aí que entra o dedo da square no meio - logo que o jogo começa, vemos mario numa visão isométrica onde todos os personagens são renderizados. ao enconstar num oponente, a tela do jogo muda para uma outra exclusiva para batalhas, bem como em rpgs tradicionais, onde podemos selecionar as ações de mário através de menus (turn based action, meus amigos).

as mudanças não param por aí: logo após quase resgatar a princesa, mario é chutado do castelo por uma grande espada com olhos esbugalhados (!!!) - e a história, que começa a ser lentamente desenvolvida, passa a ser a mais rica em um jogo do mario até hoje, com a introdução de dois personagens que são igualmente expressivos: mallon e geno. o jogo também faz referência a diversos clichês do mundo do encanador (como os tubos gigantes) de maneira divertida e criativa. o destaque vai para a personalidade de bowser, que na verdade é o maior bebê chorão.

quanto aos gráficos, são superbos - esse jogo mostra todo o potencial do antigo video-game da nintendo e também como a square prima sempre por jogos que são um deleite aos olhos. as animações são ótimas e todos os personagens são muito bem representados. como todo jogo em visão isométrica, você pode ter algum problema pulando de um obstáculo ao outro (a única coisa que fez landstalker me jogar o controle ao chão) mas a softhouse sobe dosar muito bem os puzzles e os mini-games, de maneira que o jogo nunca fica cansativo e os problemas desse tipo de visão podem ser relevados.

o som é a única parte do jogo que é instável: ao mesmo tempo que existem canções memoráveis como a da despedida de mallon, algumas músicas como a do navio fantasma me irritam profundamente, querendo desligar o som da tv (ou do pc). os efeitos sonoros são ótimos e salvam a parte sonora do jogo.

super mario rpg é um jogo que merece ser jogado por ter todas as qualidades de um grande rpg e também por rever vários conceitos e clichês do mundo do encanador. um dos melhores jogos do snes - e talvez o meu favorito.