13.3.07

há uns dias atrás, um amigo meu me chamou para ir à sua casa tocar um violão - estamos com um projeto de tocar em barzinhos para tirar uma graninha e, quem sabe, umas lagriminhas de uma menininhas indies. esse parceiro meu tem o novo video-game da nintendo, o wii, e após tocarmos algumas músicas do broken social scene, do nada surf e do blonde red-head, jogamos um pouco e agora posso fazer uma análise de minha gaming experience.

o wii é sensacional. o video game é realmente pequeno e seu design é muito convidativo - ele poderia ter sido facilmente produzido pela apple inc. os joysticks (nunchuck e wii remote, o primeiro ligado no ultimo através de um pequeno cabo) são igualmente belos e ergonômicos. o que me chamou atenção foi o fato de que o nunchuck parece diretamente retirado do controller do nintendo 64 - até então, o melhor joystick que já tive o prazer de usar.

o video-game é todo pensado com a tecnologia wireless - ou seja, quase nenhum cabo te enchendo o saco. a resposta do wii remote é algo impressionante; realmente é quase imperceptível a latência entre movimento real e movimento na tela, se é que existe alguma. o jogo do wario é uma forma magnífica de como o wii remote pode ser utilizado de maneiras absurdamente originais e de como o controle reponde bem a todas as diferentes formas de jogabilidade.

o console estava conectado à internet através do sistema wireless existente na casa de meu amigo - e a internet funcionou muito bem até o video-game travar enquanto eu lia meu gmail. mas o simples fato de um console de jogos possuir uma interface tão bonita e funcional é um plus para a nintendo, embora tenha sido a primeira vez que eu tenha visto um videogame travar.

não tive a possibilidade de jogar vários jogos - incluindo o famoso zelda, onde eles transformaram o link num cara destro! - porém o wii sports, que acompanha o console, é um belo exemplo do que o video-game pode oferecer em termos de jogabilidade e diversão. até criar o seu mii (seu personagem virtual, que aparecerá em vários jogos do wii) é fantástico e proporciona momentos engraçados.

o nintendo wii, porém, é claramente um video-game que aposta no jogador casual e em jogos multiplayer. não vejo como o controle inovador pode realmente alterar a jogabilidade de games que já são em sua natureza imersivos, como rpgs à lá final fantasy. outro problema é a necessidade da compra de um classic controller (para jogar vários jogos geniais de mega drive, snes, nes, etc, a disposição no wii virtual console) a parte. ainda assim, é um video-game inovador e onde a nintendo finalmente conseguiu o que queria:

transformar-se na disney do mundo dos games.