18.5.07

olhando as influências do elma, eles citaram uma banda que eu nunca havia ouvido falar chamada battles. fiquei um tempo sem pesquisar muito, até que há pouquíssimo tempo vi na pitchfork que eles lançaram seu primeiro album por agora - com uma estrondosa nota 9.1 e destaque na página principal do site! para os chatos da pitchfork darem uma nota tão alta para uma banda, é porque ela deve ser algo de sensacional; eis que fui atrás de mais informações e do som.

o que me chamou atenção é o cacife dos membros da banda: todos eles são músicos experientes e que tiveram atenção da mídia e do público com projetos anteriores. o baterista, por exemplo, tocava no helmet - uma bandas muito conceituada e aclamada pela crítica.

o battles foi formado em 2003 e já lançaram 2 EPs. mirrored é o primeiro album deles e que disco!!! existem influências claras de math-rock por todas as músicas, mas elas vão muito mais além: essa parece, realmente, ser a primeira banda a realmente conviver em bons termos com todos os avanços tecnológicos e digitais e usar o que eles têm de melhor a oferecer para o rock. parecem robozinhos fazendo sons junto com humanos, criando um ambiente sônico inteiramente novo que consegue ser ao mesmo tempo frio e visceral. o exemplo máximo disso está na fantástica atlas: a bateria acústica, quase tribal, duela lindamente com baixos e guitarras sintetizados e uma voz claramente digitalizada através de um pitch-shifter.

a primeira banda a realmente viver no século 21.

14.5.07

o myspace realmente é fantástico. além de ser uma ponte online entre você e seus amigos mais queridos, dá pra descobrir bandas e artistas sensacionais apenas fuçando um pouquinho. além disso, você ainda pode modificar seu perfil de acordo com seus gostos pessoais (isso significa que você verá um monte de lay-não-outs espalhados por aí, mas aí não é culpa do site) e colocar músicas preferidas no seu espaço para as pessoas ouvirem.

não tenho certeza exata de como fui parar no perfil do goran gora. talvez tenha sido fuçando através de amigos meus, talvez tenha sido fuçando perfis de outras bandas presentes no site. o que me chamou atenção desse carinha aí foi o fato de, além de ter mencionado como artistas-semelhantes o damien rice e o kings of convenience, ele ser da látvia. estranho não? pode crer que sim, mas o talento dele é real.

vale a pena escutar músicas bonitas feito the girl in the back e kids and figures. são de uma beleza pura - sem artifícios de gravação complexos, apenas a voz agradável de goran gora, seu violão e um sotaque muito charmoso.