22.12.06

a nintendo lançou, junto com seu wii, um serviço de download de roms de vários sistemas antigos. o novo console da empresa resgata clássicos como sonic the hedgehog, mario 64 e zelda (para nintendinho!) cada jogo custa de 1 dólar (100 wii points, jogos de nes) até 10 dólares (jogos de nintendo 64). dentre a primeira leva de jogos antigos que a nintendo disponibilizou no serviço, está um que me fez muito feliz na época: gunstar heroes.

ao ler sobre o serviço da nintendo, fiquei um pouco nostálgico e resolvi baixar o jogo para jogar aqui no pc. os emuladores de gênesis de hoje em dia conseguem emular perfeitamente o jogo e caras, que jogão! ele é um jogo de tiro à lá contra, só que muito mais frenético. acabei de terminá-lo em, talvez, apenas 20 minutos. por incrível que pareça, esse é um dos pontos fortes do jogo: ele nunca cansa ou fica repetitivo. os levels são todos muito bem dosados, e existem variações na jogabilidade sensacionais, como controlar um carrinho numa mina na segunda fase ou jogar um jogo de tabuleiro na quarta.

na época, o jogo foi reverenciado por fazer várias artimanhas gráficas teoricamente impossíveis para o genesis. gunstar heroes envelheceu bem: mesmo hoje os gráficos são ótimos e o design dos personagens, no estilo manga, é bem suscinto. os chefes de cada fase são grandes e imponentes e é impressionante ver o que o genesis podia fazer em termos de velocidade e gráficos se todas as softhouses realmente soubessem explorar o sistema como a treasure conseguiu.

a história do jogo não é lá muito profunda (mas nem precisa, afinal, esse jogo é run and gun): existem esses cristais na terra que dão energia a suas armas. essas pedras são roubados pelo "empério" (soa familiar?) e cabe aos irmãos red, green e blue resgatá-las. só que green é capturado e fica sob o controle dos bad guys. eis que sobre para red e blue salvar o mundo da ameaça. o final do jogo é um tanto quanto surpreendente, porque não sabemos o que realmente acontece com os heróis após a aventura.

gunstar heroes é uma prova de como a galera da squar...ops!, da treasure sabe fazer jogos. vale a pena para resgatar bons momentos do passado e se divertir pra caramba.