9.5.07

uma das bandas mais sensacionais que ouvi nos ultimos tempos é o elma. eles são uma banda absurdamente energética de math rock com alguma estética metaleira que cai muito bem ao estilo. na verdade, a banda soa como indies tocando metal. o que é muito melhor do que metaleiros tocando metal, convenhamos.

o elma faz parte do acervo de bandas experimentais do (ótimo) selo de são paulo chamado amplitude. o site do label (amplitude.art.br) não diz muito sobre quase nenhuma das bandas que tem no cardápio: tudo que existe sobre o elma lá, por exemplo, é a formação da banda (onde os artistas não colocaram os sobrenomes! como vou saber quem é "rodrigo"?) e um release que está mais para uma declaração de amor a banda do que um informativo legal sobre o grupo. não existem músicas para download nem stream mas, ao fuçar algo na internet, descobri dois locais onde podemos contemplar os únicos lançamentos dos math-rockers: o myspace e o last.fm!

o myspace tem gravações da demo da banda; está mal gravado, mas dá para ver que os rapazes são talentosos. já o last.fm tem o EP na íntegra em stream e ainda dá para dar o download da primeira faixa do disco, a maldição encantada!

o EP do elma é algo de impressionante: urgente, caótico, com apenas 10 minutos em 5 músicas. ao escutar pela primeira vez o que mais me chamou atenção foi a excelente qualidade de gravação; se bem que isso não é novidade, sendo um lançamento da amplitude. logo após descascar as camadas e camadas de produção cuidadosa, o que achei foram composições magníficas, tempos quebrados - um som audacioso, feito para poucos.

como não se apaixonar?