7.10.06

a primeira vez que tive contato com um album que "cria um ambiente em torno de si" (em explicação ao post passado) foi com o acústico do alice in chains. as melodias menores e harmonizadas, geralmente escondidas nos albuns por guitarras distorcidas e estruturas up-tempo, floresceram como em nenhum outro album da banda, tomando corpo e criando uma grande sensação que percorre todo o album. é como se ele mostrasse as várias nuances de um mesmo sentimento e/ou sensação, explicando com música o que, muitas vezes, não consegue se dizer com palavras.

é claro que isso tem a ver com a aproximação que temos de música. naquela época do acústico do alice in chains, eu escutava muito as bandas grunges, mas apenas o nirvana (com o sensacional - e único dos grunges que continuo realmente escutando até hoje - in utero) e o alice in chains conseguiram a proeza de criar disco que criam ambientes em torno de si.

ao ir amadurecendo meus gostos musicais, fui descobrindo cada vez mais o indie rock (na época em que era obscuro escutar weezer) e bandas que exploravam sonoridades mais estranhas, mas igualmente belas. conheci inúmeras bandas e dei uma segunda chance ao radiohead (quando eu era moleque, eu ouvi o the bends e tinha achado uma porcaria - anos depois isso mudou um pouco e hoje é talvez, junto com o sigur rós, minha banda favorita).

o disco que mudou minha maneira de ouvir música foi do radiohead: o ok computer. ele é um disco que leva ao extremo o conceito de "criar um ambiente em torno de si" ao ser um loosely concept album (apenas por não achar termo melhor em português) sobre a vida moderna, mas não de forma acusatória ou "para fora", e sim através de grandes anthems introspectivos e reflexivos sobre o que passamos no nosso mundo tumultuado. e mesmo após quase 10 anos (!!!) continua um album atual.

pequena lista de albums que "criam um ambiente em torno de si" (existem muitos outros, vou citar apenas alguns que vem à cabeça agora):
nirvana, in utero
alice in chains, unplugged
weezer, pinkerton
radiohead, ok computer
radiohead, kid a
sigur rós, agaetis byrjun
sigur rós, ()
sigur rós, takk
my bloody valentine, loveless
the beach boys, pet sounds
death cab for cutie, transatlanticism
slint, spiderland
queens of the stone age, rated r

e por aí vai. um dia farei uma lista mais completa. :>

Nenhum comentário: