16.9.06

então, pessoal, acabei de terminar o phantasy star IV para mega drive. sei que já falei antes desse jogo aqui, mas agora que terminei eu posso realmente abrir o grito sobre: que jogo do caralho!

acho que foi um dos melhores rpgs para video-game que já joguei em minha vida, e olha que eu sou fã da série final fantasy. a história envolvente, os personagens expressivos e cativantes, o sistema de batalhas rápido e divertido, a trilha sonora fantástica, um final feliz mas com elementos imprevisíveis, tornando-o bem original, três mundos e dois satélites para explorar... realmente, um jogo primoroso, daquela época em que o que importava não eram gráficos ou trilha sonora e, sim, um jogo consistente, divertido e "prende-atenção" até o final.

em comparação aos rpgs do super nintendo, posso dizer que achei melhor que quase todos que já joguei - incluindo aí o final fantasy VI, tão amado por todos, e o super-valorizado seiken densetsu III (ou secret of mana III, só lançado no japão, mas disponível em rom traduzido para o inglês).

lógico que o jogo não é perfeito: os personagens poderiam ser um pouco melhor trabalhados e explorados (como geralmente são na série final fantasy), mas isso não altera o fato de que o jogo é ótimo.

e ao ver os créditos do jogo você percebe que ele foi feito por um time muito pequeno de programadores e designers, talvez uns cinco apenas!!!

realmente a série phantasy star é um marco nos rpgs, assim como a série shining force, e me provou mais ainda que os rpgs de mega drive nada devem aos de super nintendo - e esse jogo me provou que podem ser ainda melhores!

parabéns, sega, por esse masterpiece!

Nenhum comentário: