apesar de não ter a grandiosidade de alguns outros títulos da série, final fantasy IX cumpre muito bem o seu papel: é um excelente rpg para o playstation (talvez, o melhor console de rpgs de todos os tempos). acabei de terminar o jogo e, embora eu tenha ficado um pouco decepcionado com alguns aspectos da jogabilidade e a história seja um pouco previsível, ele está muito acima da maioria de role playing games disponível no mercado.
a história começa com zidane, um garoto loiro com rabo de macaco, e sua trupe do teatro planejando o rapto da princesa garnet. eventualmente, como em todos os final fantasies, o grupo acaba tendo que salvar o mundo, e o que parecia ser apenas uma história do conflito entre interesses políticos acaba tomando ares sobrenaturais épicos.
a história, porém, nunca é surpreendente: você sempre tem uma vaga idéia do que vai acontecer e o final do jogo é feliz, ao contrário do fantástico final fantasy X. existem algumas perguntas que ficam logo que o final acontece, mas talvez a square tenha deixado isso para a imaginação dos gamers.
final fantasy IX é um jogo nos moldes dos antigos final fantasies: estão de volta cristais, existe um black mage no seu grupo (e, talvez, um dos personagens mais legais do jogo) chamado vivi, o design dos personagens é todo em sd (super deformed) inclusive nas cenas de fmv, os moogles andam pra lá e pra cá e ainda temos chocobos. porém, ao contrário do gigantesco final fantasy XII, esse jogo não me pareceu uma homenagem tão grande aos antigos jogos da série.
a jogabilidade é clássico final fantasy: turn-based-random-encounters. o jogo, porém, falha ao não ter um sistema de batalha coeso como aconteceu no final fantasy VII: o active battle gauge não funciona tão bem e mesmo após executar um comando ele pode demorar horas para acontecer. nisso, os inimigos já comeram teu couro. frustrante.
todas as habilidades especiais vem de itens, o que também é um pouco chato, já que você precisa ficar procurando por cada itenzinho fraco para obter algumas habilidades importantes, como loudmouth (que previne contra silence).
o jogo também é bem menor do que a maioria dos fantasies modernos: acabei de terminá-lo em apenas 35 horas, enquanto levei mais de 60 horas para terminar o final fantasy VII.
ainda assim, o jogo vale a pena, pois é bem divertido e square é aquela coisa: garantia de títulos de qualidade.
3.8.07
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