15.9.03

Posso fazer uma resenha de disco aqui?

Lá vai então.

Wilco - Yankee Hotel Foxtrot

Existiram poucas bandas que conseguiram misturar o legado deixado por Thom Yorke logo após o término de seu quase-solo disco, o tão controverso Kid A, e Wilco é uma delas com esse Yankee Foxtrot Hotel - experimentações e sons não-comerciais é o que não falta. Os resultados da gravação foram tão diferentes que a gravadora não queria lançar o disco a não ser que muitas coisas fossem mudadas. A banda não titubeou em pagar os anunciados 50.000 dólares pelo disco e cairem fora da Warner/Reprise.

Jeff Tweedy e cia. ainda mostram um pouco do trabalho folk que sempre foi a marca registrada da banda, porém, dessa vez, com um enfoque totalmente diferente. O disco é absurdamente introspectivo e as melodias e harmonias simples e belas são coroadas por arranjos inusitados e criativos, criando uma atmofesra, no geral, bela mas sempre com aquele gostinho do estranho.

O disco começa com a arrebatadora "I Am Trying To Break Your Heart", onde o arranjo climático lembra alguns aspectos sombrios de sigur rós e seus amigos post-rockers, além de um arranjo de bateria bem interessante. Logo após, o clássico Wilco volta em "Kamera", uma música folk por exelencia. A terceira música é um lamento lindíssimo chamada "Radio Cure" e poderia muito bem figurar como uma faixa de um disco do Radiohead.

Algumas músicas ainda lembram George Harrisson e sua melancolia não entendida, como "Ashes of American Flags" - (All my/ Lies are always wishes...) com a voz arrastada e melancólica de Tweedy.

Muitos ouvintes podem não entender o som do Wilco nesse disco, dado o fato que eles aproximam-se do progressivo, mas é fato que eles amadureceram o sufiente para atingir uma complexidade rara no mundo da música pop - e isso é o suficiente para ouvir Yankee Hotel Foxtrot.

FF

Nenhum comentário: