

o livro realmente peca na descrição dos personagens - muitos deles parecem sem vida, supridos de qualquer tipo de sentimento humano (e não, não estou falando dos death eaters, que supostamente são frios e cruéis) - e na pouca ambientação.
aliás, a ambientação é um dos pontos fracos da autora. ao ver o quinto filme da série, harry potter and the order of the phoenix, pude perceber como o ministério da magia é completamente diferente daquilo que eu havia imaginado e isso não é por falta de atenção minha, e sim por descrições vagas dos ambientes em que se encontram os personagens. de qualquer maneira maneira, a ambientação é o melhor do filme.
chamem alfonso cuarón novamente! depois do excelente the prizioner of azkaban, nenhum outro diretor realmente conseguiu pegar o espírito do harry potter. o quinto filme da série é diferente do livro numa série de fatores importantes. os atores estão mal (e, mais uma vez, rupert grin, o ron, se destaca absurdamente frente aos outros) e o filme é confuso.